PARTIDO ALTO

parti do ALTO

“Rir é um ato de resistência”
Paulo Gustavo
(ator, diretor e humorista)

A graça de Deus se manifesta por meios diversos e inesperados, isso todos sabemos, tantas as lições nos ensinaram ao longo do tempo – ainda mais depois que se firmou a ideia de que Deus no Velho Testamento era sério demais, até rancoroso; mas chegando ao Novo Testamento Ele é só amor –, daí que o humor, no sentido mais autêntico da palavra, vindo do latim humore, a significar ânimo e disposição, adorna também esse sentido da graça.

Dessa forma, o que não tiver a menor graça e nem for de graça, não é a graça de Deus. Há um lugar no qual se convive na graça da malandragem com a desgraça da desmerecida miséria, a alegria samba até quando chora, onde o calor é humano e o frio não é calculista. Estou falando do morro, ali se mora mais perto das estrelas, e quem sabe também mais perto de Deus. Não sei se é apenas impressão minha, mas sinto que por lá os olhares são sinceros, os beijos são prósperos, os abraços apertados, os sorrisos mais largos e as risadas são mais altas. Nos anos 1940, Herivelto Martins em sua canção Ave Maria do Morro nos ensinava que “quem mora lá no morro, já vive pertinho do céu”.

Favela - Di Cavalcanti - 1958
Favela – Di Cavalcanti – 1958

É sobre a capacidade que se tem desde criança em olhar as dificuldades e contratempos com aquele bom humor tão próprio do brasileiro. Vendo esse cenário, de onde surge a lua e também os sambistas, fico a pensar se aquela gente, quando se revela para o mundo, ao invés do tradicional choro pós-parto, tratou logo foi de cantar como manifestação da graça divina. Vem de lá o artista que já anuncia sua chegada, sabedor da lição dos antigos que ali viveram por séculos: Deus há de prover em todas as dificuldades. Isso não precisava ser transmitido assim de modo elaborado, o que todo sambista parece já nascer sabendo, vem da cantilena de uma fé maciça em suas mães e avós, entoando seus conselhos: meu filho, Deus dará tudo que se precisa. Sempre deu, sempre dá.

Essa religiosidade está presente na música, mas não exclusivamente no samba do morro. Seja de maneira direta e primária, seja subentendido de forma metafórica ou abstrata, toda fé culmina por amparar a arte ou em dispará-la. A meu ver, isso se dá em função dos elementos pertencentes exclusivamente à esfera humana. Dentre tantas manifestações artísticas oriundas ou destinatárias da fé, na música fica evidente quão próximo o homem consegue chegar à natureza, e talvez por isso ele chegue quase sempre feliz a esse lugar. Para além do campo das descobertas de tudo aquilo que é totalmente independente de nós, por envolver nichos científicos, está o campo das criações, onde nos vemos identificados, uns mais outros menos, mas que estão totalmente atrelados à nossa existência. Assim, não há nada mais natural à essência humana que a congruência entre a arte e a fé. E quando essa junção se manifesta em elementos musicais, acaba sendo responsável pela comunicação entre o homem e própria natureza. A exemplo disso, assim como o samba, o maracatu é uma confluência de religiosidade e folclore com manifestação na música que se canta e dança.

Maracatu - Pernambuco
Maracatu – Pernambuco

O maracatu teve origem no estado de Pernambuco e é o ritmo musical afro-brasileiro mais antigo que se tem notícia, sendo tratado também como uma dança e ritual de sincretismo religioso. Já o tipo de samba chamado de partido alto, surgiu no início do século XX no Rio de Janeiro, tendo acontecido num processo de renovação do samba urbano, com suas raízes nas umbigadas africanas.

O partido alto é o feitio do samba que mais dialoga com o surgimento do batuque angolano, tanto do Congo quanto das demais regiões adjacentes. Esse termo “batuque”, por sua vez, diz de uma qualificação geral de algumas das danças afro-brasileiras seguidas da percussão e, em alguns casos, também do canto. Curiosamente, o Maracatu Nação, também conhecido como Maracatu de Baque Virado, é o primeiro exemplo do chamado “batuque”. Fica dessa forma esboçado um possível caminho trilhado, ainda que espontaneamente, pela canção Partido Alto, de Chico Buarque: do maracatu em show ao vivo com Caetano Veloso, em 1972, até o ritmo que leva seu nome, nos demais shows e gravações.

Contracapa do disco do show na Bahia em 1972, de Chico e Caetano - Partido Alto é uma das músicas
Contracapa do disco do show na Bahia em 1972, de Chico e Caetano – Partido Alto é uma das músicas

Fato é que, perdidos por entre maracatus, sambas e afins, encontramos imensos artistas brasileiros, tantos, porém, que estiveram, estão e sempre estarão trabalhando em prol da valorização da história e que nunca conheceremos, em virtude da desproporção entre a produção e o incentivo a cultura em nosso país. Todos eles com tamanha coragem de um dia ser uma notícia boa, cuja legenda estampe um trecho do seu samba ou quem sabe até um gol, mas nunca com os olhos vendados ou identificados pelas iniciais de seus nomes sem sobrenomes. Cada um com seu, aparentemente pequenino, mas grandioso sonho, de orgulhar a própria mãe.

Bem, quando idealizei este blog, realizei meu sonho do texto dentro do sonho de um contexto, tal Lewis Carroll com Alice. Foi o caminho reverso do comumente aplicado no fenômeno das frases sem texto (Dominique Maingueneau), no qual se destaca uma linha de sua entrelinha, atribuindo-lhe nova aplicabilidade, o que algumas vezes, pode privar-lhe de sua profundidade. Assim, quando me venho por aqui, gosto de vagar divagando, devagar e sempre…

E foi desta mesma forma, que voltei ao ano de 1987, num fim de tarde introspectivo, depois de um dia e semana exaustivos, mas gratificantes, de muito trabalho. Recostei-me no sofá e ao ligar o televisor, estavam reprisando Quando o Carnaval Chegar, em comemoração aos 15 anos do lançamento do filme de Cacá Diegues no cinema. Quando, ao som de Partido Alto, surgiu na tela Antonio Pitanga, interpretando Cuíca, personagem batizado com meu instrumento favorito do samba, eu me arrepiei dos pés a cabeça. Antonio entregava talento imenso e um sorriso generoso àquela personagem, falando de arte, de um povo maravilhoso e de seu país igualmente belo. Quando a reprise acabou, passei um tempo ali quieto, me sorrindo por dentro, a dedilhar feliz o, recém chegado ao Brasil, controle remoto.

cartaz quando o carnaval chegar

Eram poucas as opções, pois na minha cidade, naquele ano, só havia sinal de TV aberta, e no resto do país as antenas parabólicas e a TV a cabo eram caríssimas, tendo sido a TV por assinatura regulamentada só no ano seguinte. Mas eu estava com sorte! Começava noutra emissora a transmissão inédita do “Especial Antonio Brasileiro”, celebrando os sessenta anos de Tom Jobim. Aquilo foi de uma beleza sonora e visual, qual nenhum sentido exprimiria. Findado aquele espetáculo eu, já emocionado, enfronhei também no letreiro: “Ao Tom com todo amor da equipe toda”, logo abaixo “Antonio Carlos Jobim – Saudades do Brasil – A. C. Jobim”… A continuidade da leitura me foi impedida pelo pranto.

Fechei meus olhos, ficando a apreciar as vozes junto ao piano do maestro soberano: “Deixa o índio vivo, deixa o índio, deixa… é fruta do mato, deixa, escuta o mato crescendo em paz, é fruta do mato, escuta o mato crescendo, escuta o mato, escuta…”; foram as últimas coisas que ouvi antes de pegar num sono profundo feito o de uma criança.

“Escuta!”, alguém me interpelou. Aquilo não era possível: Antonio sem o sabor de Pitanga nem o calor do Brasileiro, um santo! Imagine só?! Sim, era Santo António gozando seu dom da ubiquidade – enquanto roncava no céu, dançava frevo ali, cantava funk acolá, e me dizia por aqui, que eu não cantasse vitória, já que todo sonho era um prato farto e saboroso, sutilmente temperado de escassa realidade.

Aquele que passava por nós chacoalhando nas mãos uma caixinha de fósforos, dizia que usava sapatos brancos, mas estava mesmo era descalço.

Ele indagou à santidade:

– Mas o que será de um homem farto da realidade, servida num prato vazio de pão, mas cheio de fome?

O santo, depois de revirar os olhos, disse com ares de astúcia, que toda realidade carente de sonho seria um prato amargo.

– Amargo, seu Tonho? Nem doce, salgado ou azedo! O que enche minha barriga hoje, não é sonho e nem comida, é lombriga.

O santo gargalhou. O sambista zangou. Eu quis foi chorar, mas como tentei rir, me sobrou um pobre sorriso amarelo-ouro na cara. Antes que o andarilho se embrenhasse na história, Santo António picou a mula, enquanto eu fiquei ali, curioso.

Aquele homem convidou-me educadamente a sentar no passeio. Eu aceitei cauteloso, enquanto ele não só se atirou na calçada, como enfiou seus pés sob a água turva que corria rente ao meio fio.

– Será que é São Pedro me mandando lavar os pés? Melhor obedecer, né!?

Foi quando roubamos e dividimos irmanamente a gargalhada de Santo António, enquanto ele desfrutava a raiva de um e tristeza do outro, acreditando castigar simultaneamente as noivas da cidade.

O homem catou um toco de cigarro no chão, riscou um fósforo, acendeu a guimba, deu-lhe um trago, ascendeu a voz e sacudiu a caixinha:

Diz que deu, diz que dá, diz que Deus dará…

Ele repetia isso e dali soava um zumbido pelos sons dos “z” e a pancada do “que” com o “d” (quideu, quidá, quideus). Deus que me perdoe, mas eu não tive mais dúvidas que estava em melhor companhia do que a do santo.

Ali ao meu lado era um artista tipicamente brasileiro, com seus instrumentos e batucada, pela boca, sem precisar de mais ninguém….

Eu sussurrei tentando acompanhar: isssss quideu, isssss quidá, isssss que deus….

Aquele homem confiou em mim, e foi desabafando sobre que destino teria toda a sua gente. Ele reclamou a saudade doida e doída de sua nega, vinda do Brejo da Cruz em busca de um futuro na cidade maravilhosa. E continuou:

– A gente canta e batuca. Tem gente por aí que até dança, mas meu chapa, por aqui a gente samba… e que samba! Lá na baixada vira e mexe tem gente gritando “pega ladrão!”. E quem, por um acaso, vem correndo pro morro, se não cai morto no chão, quando chega tá faltando um pedaço, no mínimo da dignidade, como se fosse pouco, do nada que se tem por lá. Se for preto como eu, então… Saravá! Digo, valei-me Deus Nossa Senhora. Mas a gente vê ladrão correndo mesmo é na pista… enquanto vira a gelada, troca a fita cassete no som, faz 120, e atropela quem atravessa ali, depois de procurar à toa pela tal da passarela de pedestre. Dá em nada não.

Ele me perguntou se sua prosa era tão boa quanto a de Santo António. Eu ri alto e falei que não lhe diria, já que minha resposta provavelmente era um pecado, e que o santo estava escondido nos vigiando, quiçá a nos dedurar para Deus. Foi então que depois de rir ainda mais alto, o sambista prosseguiu:

– Se eu vou para o inferno? Ainda não sei, mas tenho tentado evitar o pecado, eu peço um bocado a Deus do céu, porque talvez eu já esteja nele. Outra noite aí pra trás, quando minha nega me lembrou da reza, eu já tinha deitado. E adivinha? Vou te contar, viu… Dormi no meio da “Ave Maria”, depois sonhei com “Pai Nosso”:

– Pai nosso que estais no céu…

– Pode parar meu filho! Você já dormiu que eu sei.

– Dormi? Perdão ó Pai!

– Vixe! Se avexe não.

– É verdade… sem falar que os sonhos são mais honestos que  a realidade.

– Se são!

– Mas Pai, veja bem, preciso melhorar de vida, ajuda aí.

– Se o problema fosse comigo eu ajudaria meu filho, mas pra que você foi dormir justo no meio da Ave Maria?

– Porque foi a hora que eu alcancei a paz.

– Eita, que suas respostas são na malandragem, heim!? Vou ver o que posso fazer, pois tá pra nascer quem ature de botar a mãe no meio da treta toda.

– Credo! Vira essa boca pra lá meu Deus… que Menino Jesus nem ouviu isso.

– Hummm… por enquanto… mas eu vou contar!

“Como assim?” – eu pensei, então Deus era dedo-duro? O medo me arregalou os olhos que continuaram fechados, e a gargalhada escancarou minha boca que ficou quieta babando no travesseiro. Éramos nós, eu e Deus, negociando a vida e debochando da fé.

– Só me diga uma última coisa meu Pai amado, por que é que do que a minha gente tanto te suplica, o senhor nos nega?

– Ora, porque no corcovado me colocaram de costas para o seu povo, você não reparou?

– Mas o senhor não é feito de pedra, meu Pai.

– Só que também não sou de carne, meu filho.

– Num é de carne, mas me fez pele e osso.

– Isso! Faltando recheio. Eu sinto muito.

Nessa hora aí eu até achei que tinha escapado uma risadinha do canto da boca do Criador, mas não dei trela, respirei e falei:

– Mas… me diz Pai, se eu parti do alto, não irei para as profundezas, não é mesmo?

– Bem, pelas leis da física, que pautam inutilmente minha existência, você iria sim. Andou faltando às aulas, meu filho?

– Veja bem, meu Pai, até tentei ir à escola, mas eu já não tenho nem os dentes, que dirá livros. Quando depois de anos, surge lá uma vaga, trato logo é de mandar um dos meus filhos, que também são seus, né?!

– Como assim?! Não me faça rir, pois já começo logo a tossir. Não ando bem da goela; reze por mim!

(Risos)

– Acho que o Senhor não anda bem é da cabeça, heim!?

(Mais risos)

– Quem anda bem de cabeça,

é plantando bananeira,

ouve a Elza e não te esqueça,

sou Deus mulher e brasileira!

(Muitos risos)

– Afff… que na noite que vem hei de rezar é sentado.

– Ora, se ainda se preocupa com isso, então reza, meu filho. Mas se rezar em pé toma tento, pois da polícia se foge correndo, mas de suas balas “perdidas”, talvez nem deitando. Veja o absurdo da menina do morro do Tuiuti, nem gosto de lembrar… então, se a próxima noite não chegar, tu deixa disso e chega mais.

– Era só o que me faltava! “Chega” sou eu que digo, meu Deus! A única refeição do dia, meu guri fazia era na escola. Onde eu moro quando a escola não está alagada, tá é pegando fogo. Quando é ano de eleição, consertam tudo, se não for, falta é merenda, carteira e professor. Eu posso te fazer só um pedido? Em nome de minha nega, que diz que Deus não deixa faltar nada, tu não há de negar, pois é ela quem me obriga a rezar.

– Até três pedidos, meu filho, se eu fosse o gênio da lâmpada, mas sou Deus. E quando foi mesmo que você disse que seria sua última pergunta? Parece que não sou eu que ando mal da cabeça…

– Pois doutor, tem gente que quando acorda de um sonho, vai ver, era pesadelo, vai ver se urinou todo, tem gente que acorda chorando, tem também quem acorde gozado, e por aí vai. Pois eu pulei da cama depois dessa conversa com Deus, com um pouco de cada jeito. Não sei se aquilo tudo era suor, mas passei o dia cismado sem saber se viria a noite seguinte. Era dezembro, nesse meu Rio de Janeiro, fevereiro e março; na sacola um pacote de macarrão pra ceia, na cachola a cidra. A noite seguinte não só viria, como eu a viraria num samba. Comecei cantando essa batida aí do agrado do senhor, e continuei foi contando um pouco do meu sonho pra minha comunidade, e quando vi tinha feito um samba de partido alto.

O artista que intimidou Santo António estava então, pronto pra quando o carnaval chegasse.

Aquele ilustre homem se levantou me estendendo as mãos, me sorriu com um brilho no olhar, e foi se afastando sob aquela chuva de verão, devidamente calçado em seus sapatos brancos. Já eu, despertaria ao som da campainha, num sábado, ainda que de outono, sempre morno em minha terra. Eram duas senhoras à porta, uma munida de prancheta e caneta, enquanto a outra, de muitos panfletos:

– Bom dia! Somos vizinhos e precisamos da sua assinatura para fechar a nossa rua no dia 13 de junho, sem ser no próximo sábado, no outro. Podemos contar com sua colaboração e presença na festa de Santo Antônio?

Cotidiano no Morro da Providência. Rio de Janeiro, Brasil

Partido Alto

Chico Buarque/1972

Diz que deu, diz que dá
Diz que Deus dará
Não vou duvidar, ô nega
E se Deus não dá
Como é que vai ficar, ô nega
Diz que Deus diz que dá
E se Deus negar, ô nega
Eu vou me indignar e chega
Deus dará, Deus dará

Deus é um cara gozador, adora brincadeira
Pois pra me jogar no mundo, tinha o mundo inteiro
Mas achou muito engraçado me botar cabreiro
Na barriga da miséria, eu nasci batuqueiro (brasileiro)*
Eu sou do Rio de Janeiro

Jesus Cristo inda me paga, um dia inda me explica
Como é que pôs no mundo esta pobre coisica (pouca titica)*
Vou correr o mundo afora, dar uma canjica
Que é pra ver se alguém se embala ao ronco da cuíca
E aquele abraço pra quem fica

Deus me fez um cara fraco, desdentado e feio
Pele e osso simplesmente, quase sem recheio
Mas se alguém me desafia e bota a mãe no meio
Dou pernada a três por quatro e nem me despenteio
Que eu já tô de saco cheio

Deus me deu mão de veludo pra fazer carícia
Deus me deu muitas saudades e muita preguiça
Deus me deu perna comprida e muita malícia
Pra correr atrás de bola e fugir da polícia
Um dia ainda sou notícia

* termos originais vetados pela censura

chico e caetano globo partido alto

CLIQUE AQUI para ver Chico cantando Partido Alto com Caetano Veloso, em Chico & Caetano, programa da Rede Globo de Televisão (1987)

Não é de comer, mas faz gostar e repetir:

Ouça a gravação original da música, com o MPB4, no disco “Quando o Carnaval Chegar” (1972)

Que tal ouvir a versão da cantiga em ritmo de maracatu, com Chico e Caetano ao vivo?

Antonio Pitanga e Nara Leão no filme Quando o Carnaval Chegar
Antonio Pitanga e Nara Leão no filme Quando o Carnaval Chegar

Assista a um trecho emocionante do filme Quando o Carnaval Chegar

Partido Alto na versão de Cássia Eller ganhou muita visibilidade junto a um público diferente ao usual do Chico (assim como aconteceu anos depois com A história de Lily Braun, na incrível interpretação de Maria Gadú). Seja por atinar a isso, seja por admiração ou gratidão, com bom humor, ao final da apresentação, Cássia chama a atenção de seus fãs para o fato de a autoria da música ser de Chico Buarque.

Eis a interpretação feita por Cássia Eller para o Acústico MTV em 2001

 

Morro da Favela - Tarcila Amaral - 1'924
Morro da Favela – Tarcila Amaral – 1924

Uma boa sobremesa nunca é demais…

Quem já pediu por um sonho no balcão da padaria? Especial Antonio Brasileiro, exibido na Rede Globo ás 21:25 em 29/05/1987. Um verdadeiro sonho!

É só CLICAR AQUI

… uma curiosidade também não

A maneira com a qual Chico Buarque substituiu em sua música, os termos vetados pela censura, não abalou em nada a beleza da canção. Contudo, todos nós dotados de alguma inteligência e discernimento ainda que limitado, alcançamos os recados contidos nessa mutilação. O que foi censurado? Tudo aquilo que foi considerado igualmente desvaloroso para o então desgoverno: a titica e o brasileiro.

censura partido alto

 

CENSURA E PRECONCEITO

Ao lançar o disco Construção, em 1971, Chico alçou rapidamente o patamar de destaque no cenário musical brasileiro. O caminho até então trilhado, dos festivais da canção nos anos 1960 daquele bom moço que fez o Brasil se embalar ao ritmo de A Banda e Carolina, é substituído pela precoce maturidade de um músico com o viés da crítica social quanto à situação do operário explorado e preso em seu cotidiano.

Mas não foi somente isso. A música Construção revelava um sofisticado aparato semântico, com sua letra estruturada em dodecassílabos e as inacreditáveis rimas em proparoxítonas, todas elas. Além do que se mostrava possível trocar cada palavra do final de um verso por qualquer outra dos demais, isso daria um novo sentido à mensagem, mantendo íntegra, porém, a narrativa do trabalhador em seu voo final de desesperança.

Chico se tornou uma unanimidade a partir daí. Com seus inacreditáveis 27 anos à época, ele nos mostrou a possibilidade de unir a excelente música com versos elaborados em apuro linguístico surpreendente.

Eis que, no ano seguinte, 1972, o artista já rotulado como intelectual lança nova surpresa em sua estrada de compositor, decepcionante ante a ingenuidade de quem não o alcança.

E nada seria mais surpreendente naquele momento, do que um samba em grande estilo – um partido alto a ser nominado justamente pelo ritmo –, numa linguagem autenticamente popular, expressões, gírias e palavras no contexto da personagem que oscila entre o humor e a miséria, apontando, todavia um estado de graça extremamente cambiante para os ouvidos dos fãs que aguardavam certamente outra obra musical seguindo a mesma linha de Construção.

Tamanho foi o preconceito à época em relação a Partido Alto, que até o órgão de censura existente naquele nebuloso período de ditatura militar, cuja função era a de controlar aspectos que parecessem “subversivos” nas mensagens musicais, tornou mais forte a voz do preconceito, pois o censor se irritou com o “Chico de Construção” que se transformara no compositor que falava “titica” na música.

Esboços de Partido Alto, feitos pelo Chico - Fundação Tom Jobim
Esboços de Partido Alto, feitos pelo Chico – Fundação Tom Jobim

Incrivelmente, a canção sofreu dois ataques. O da censura oficial, institucional, a vetar palavras tidas como ofensivas aos bons costumes, como “pouca titica” (substituída por “pobre coisica”) e “nasci brasileiro” (trocada por “nasci batuqueiro”, pois nascer na miséria sendo brasileiro parecia uma ofensa patriótica à época). O outro ataque, esse mais discreto, silencioso eu diria, foi o do preconceito, pessoas torcendo o nariz para um samba aparentemente econômico em estilo e linguajar. Nem parecia o mesmo autor de Construção, devia ser o pensamento de muitos que começavam a acompanhar a carreira musical do então jovem Chico Buarque.

Penso que o desdém do preconceito, de alguma maneira, pode ser ainda mais prejudicial, pois o da censura passa – como foi com a redemocratização do Brasil no final dos anos 1980 –, mas a visão preconceituosa permanece, por vezes escondida em sentimentos inconfessáveis.

É uma pena, muitas pessoas não compreendem que a arte é livre, e tem dentre suas inúmeras funções a de provocar, gerar um desequilíbrio, instigar, desinquietar; e é isso que faz Partido Alto. Outra coisa: com essa canção, Chico de logo impôs sua marca, que o acompanha até hoje, de não aceitar rótulos. Chico transforma sua arte em laboratório constante de experimentações, num imenso leque de possibilidades que vão do erudito ao autenticamente popular. Ele é um artista brasileiro, assim como bem afirma, canta e sente.

Por isso, arrisco-me a dizer do carinho especial que Chico tem por Partido Alto, pois ela foi a necessária mensagem aos preconceituosos, de que o artista se expressa como a inspiração o presenteia , e não se pauta nas expectativas criadas por um nicho preso num estilo musical, acreditando se valer de um status em função disso. Não é à toa que Partido Alto é uma das canções inaugurais do show Caravanas.

Ainda assim, isso é o mais engraçado – no sentido amplo da graça, como abordado na narrativa “parti do ALTO” – a letra da cantiga, como tudo que o Chico faz, carrega em suas entranhas os labirintos e enigmas que emprestam à obra buarqueana todo o seu brilho. Ao contrário do que os preconceituosos pensam em suas limitadas oiças, há imensa sofisticação semântica em Partido Alto.

Deixo aqui três exemplos. No verso “dar uma canjica”, a personagem da música faz troça da própria insignificância. Pois se um artista pode “dar uma canja”, isto é, fazer uma apresentação inesperada ou mesmo de improviso, aquele que se considera “pouca titica” naturalmente vai fazer uma surpresinha bem pequenina; não uma canja, mas uma canjica.

Outra passagem riquíssima, em sentido interpretativo, é a do eu lírico fraco, feito de pele e osso, ficando valente diante a afronta de quem quer que fosse, que se fizesse entender por uma ofensa a sua mãe. Quem não se lembra dos tempos de colégio, quando os garotos queriam partir para a briga, um deles riscava o chão e dizia que ali era a mãe de um deles? Botava a mãe no meio! Quem passasse da linha era o sinal para o começo da refrega.

Mas são constantes os rastros de genialidade desenhados pelo Chico na canção. Ele fala dessa possibilidade, de a personagem ser desafiada, e se assim acontecer ele usa toda sua habilidade de capoeira (dou pernada a três por quatro), e faz de modo tão elegante, que nem se despenteia! Nos lembramos então dos filmes nos quais os heróis lutam e o cabelo não se desalinha. Todavia, há uma ironia escondida aí. A afirmação “e nem me despenteio” carrega a zombaria feita de orgulho e vitória com o próprio cabelo crespo, do povo preto inteligente e sagaz sim! E que vem lá do morro sim, pelo desespero de esperar demais, e óbvio, para o delírio das gerais. Tudo transmitido bem ali na entrelinha, com tamanha finura, no cabelo lindo e grosso que não se atrapalha, jogando seu charme como sendo também um galã de cinema, neste caso interpretado por Antônio Pitanga no filme para o qual foi feita a música.

Assim é Partido Alto. Deliciosa, cheia de mensagens sobre uma realidade dos anos 1970 e que ainda perdura. Na miséria do morro, quem nasce brasileiro merece ser notícia por sua incrível capacidade de transformar a vida num estado constante de graça.

Prestem atenção em tudo da música. Ouçam, sigam nessa viagem sob a cadência do samba.

E aquele abraço pra quem fica.

Hugo Carvana, Antonio Pitanga, Nara Leão e Chico Buarque no filme Quando o Carnaval Chegar
Hugo Carvana, Antonio Pitanga, Nara Leão e Chico Buarque no filme Quando o Carnaval Chegar

DO SAMBA AO RAP

Chico canta a música na turnê Caravanas (2017-2018), numa interpretação marcante, que se tornou única por ser totalmente inusitada, contendo componentes mais teatrais e um final entoado, tendendo ao rap.

PARTIDO ALTO, na versão mais recente

Genial, não? Enfim, coisas de Chico.

chico com a bola 1

Autor: mantovanni

Mantovanni Colares - um dia inesquecível: o primeiro encontro com Chico Buarque, ao me receber gentilmente no Camarim, antes de um show em Fortaleza, Ceará, Brasil (15/5/1993).

1 pensamento em “PARTIDO ALTO”

  1. Prezado Matovanni,
    Li atentamente seu texto. Como sempre, você vai no nervo da poesia buarqueana, revelando-se atento ao que, nela, existe de mais belo e mais expressivo em termos formais. Para não falar, claro, da sensibilidade com que explora a força conteudística de cada verso, sem perder jamais o entusiasmo no exercício habilidoso da análise e no desvendamento do que é segredo para olhos e ouvidos menos sensíveis à carpintaria poemática e aos procedimentos formais da grande arte. Não fossem tantas as qualidades do que escreve, isso, já por si, haveria de pôr em evidência o êxito de sua missão. O crítico existe, antes de tudo, para ajudar o leitor, o ouvinte, espectador, o contemplador do objeto estético, enfim, no desafio nem sempre confortável de descobrir a beleza que dorme no silêncio das linguagens, a exemplo do que você faz com a música do Chico, meio como o pai do menino de Galeano a auxiliar o filho a enxergar mais completamente a beleza exuberante do mar. Não é à toa, pois, que, modernamente, aceita-se que o bom crítico é também artista, a quem compete recriar a arte alheia sem desfigurá-la, emprestando-lhe novas potências e significados.

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